BODEGA ECOLÓGICA

Bodega Ecológica é um empreendimento social do Sindicato dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares de Quixadá e tem como objetivo a oferta de produtos saudáveis, de base agroecológica, artesanal, regional, que propociam uma conexão direta entre produção e consumo responsável. Tem por finalidade incentivar as culturas locais, tradicionais, que despertem na sociedade um maior sentimento pelos valores e costumes sertanejos, como alternativa de construção de relações sociais positivas no âmbito da luta pelas transformações socio-economicas, no intuito de reduzir as desigualdes de classes e promover o bem estar comum.

SURGIMENTO DA BODEGA ECOLÓGICA.

A Bodega Ecológica “nasce” a partir da Feira Agroecológica e Solidária de Quixadá. A feira ocorria em praças públicas da cidade e seu público, tanto os expositores como os consumidores, temiam pela cessão das atividades caso houvesse uma decisão por parte da prefeitura em não permitir que as exposições permanecessem nesses locais, o que certamente interromperia toda a sistemática. Surge nesse período a oportunidade por meio de edital do Fundo Mundial para o Meio Ambiente(GEF), do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento(PNUD), com ações no Brasil através do Programa de Pequenos Projetos Ecossociais(PPP-ECOS), coordenado pelo Instituto Sociedade, População e Natureza-ISPN, de Brasília-DF. O Sindicato dos Trabalhadores Rurais decide concorrer ao edital e solicita junto à UNIPOUPA, a elaboração do projeto técnico que compreendesse toda a dinâmica da produção agroecológica e da comercialização solidária. A UNIPOUPA, com vasto conhecimento a cerca dessas políticas e da estrutura do sindicato, montou um super projeto que foi aprovado, tanto na edição principal do referido edital como na edição de apoio suplementar, uma espécie de “premiação” para incentivar os projetos que apresentaram os melhores resultados após sua execução.

ESTRUTURA SINDICAL A SERVIÇO DA AGROECOLOGIA E DA ECONOMIA SOLIDÁRIA.

O Projeto técnico elaborado pela UNIPOUPA contemplou inúmeras atividades locais e regionais, a citar, o envolvimento das mulheres e da juventude em formato de rede regional, e a atividade principal que foi a transformação do Centro de Formação Sindical em Bodega Ecológica. As atividades de formação sindical não foram prejudicadas, haja visto que a bodega ecológica manteve e mantém todos os espaços físicos em boas condições de funcionamento e com isso, os serviços que o sindicato executava em seu centro de formação permanecem com a mesma qualidade de oferta, inclusive com avaliações mais positivas, pois as melhorias na estrutura física otimizaram os espaços, possibilitando melhor comodidade e melhor aconchego para os usuários. Por outro lado, o sindicato tem gratidão pela oportunidade de ofertar, através de suas estruturas, serviços alternativos para a consolidação da agroecologia e da economia solidária na região do sertão central cearense. Em se tratando de incentivos nestas áreas, vale frisar que o sindicato iniciou atividades afins no ano 2003, com a implantação das primeiras unidades produtivas no modelo Consórcio Agroecológico do Algodão, numa parceira com o ESPLAR. Posteriormente as ações nestas áreas receberam apoio de outros parceiros, como a Fundação CEPEMA, o CETRA, o IAC, dentre outros.