REPENSAR, RECICLAR: A HORA É AGORA.
Vivemos em uma das mais interessantes épocas no sentido de descobrir os caminhos que farão surgir as possibilidades de sonhar com o equilíbrio entre o social e o ambiental. É pura verdade que a qualidade da vida humana depende exclusivamente das práticas que se tem na relação com a natureza, ou seja, o conjunto da biodiversidade existente nos ecossistemas naturais é capaz de equilibrar fatores que as vezes achamos ser necessário interferir.
Dentre as alternativas que são importantes para manter a biodiversidade preservada, a coleta e reciclagem de materiais é uma atividade em alta no atual modelo de desenvolvimento. Isso porque ao mesmo tempo em que elimina o abandono de materiais, gera trabalho e ocupação para pessoas que estão na parte inferior da escala econômica.
Atualmente, a maioria dos esforços que precisam serem feitos para garantir o funcionamento dos serviços ambientais estão direcionados para a redução dos materiais plásticos que vão diretamente para a natureza. As sacolas plásticas tem sido o grande gargalo desta problemática, pois representa um dos materiais que mais se descarta e que vem aumentando drasticamente o seu uso nas atividades diárias, principalmente, nas embalagens comerciais. Substituir essa prática por outras formas é o grande desafio do momento, mas se cada pessoa fizer sua parte, em breve os resultados serão expressivos.

