IDEIAS SUSTENTÁVEIS PARA MELHORAR A QUALIDADE DE VIDA HUMANA.
É sobre repensar o modelo que tratamos os objetos como produtos descartáveis. E também um pouco além disso: é repensar sobre os objetos ou produtos que devemos adquirir, numa lógica de que existem alguns deles que não são recomendáveis para uma futura reutilização.
Sobre esses aspectos, visitamos uma experiência que estar sendo desenvolvida na comunidade de Bom Fim, distrito de Daniel de Queiroz, Quixadá. Dentre as inúmeras invenções aplicadas no local, destacamos a construção sustentável da casa residencial. A experiência estar sendo acompanhada pela artista plástica Socorro Silveira.
São inúmeras as técnicas desenvolvidas e consideradas como tecnologia social e sustentável, como por exemplo: fabricação de tijolos que dispensa a utilização de fogo como impermeabilização; não utilização de cimento, arisco e areia no serviço de alvenaria; dispensa de reboco da alvenaria; baixa necessidade de utilização de água no preparo do componente do serviço de alvenaria; dispensa de acabamento e pintura da alvenaria; e outras condições benéficas como redução da temperatura ambiente por conta da engenharia desenvolvida no processo da construção como toda.
Registramos aqui parte do que conhecemos na fase de desenvolvimento do projeto. Prometemos trazer todos os detalhes ao final, após todo projeto concluído.

