III ENCONTRO DAS EXPERIÊNCIAS DAS CHUVAS DO MACIÇO DE BATURITÉ
A Bodega Ecológica de Quixadá esteve presente no III Encontro das Experiências das Chuvas do Maciço de Baturité, realizado neste dia 27 de janeiro de 2024 na Casa de Farinha, Casa de Cajuína e Casa de Cultura de seu Chico Soares, em Lagoa de São João, Aracoiaba, Ceará.
Durante o encontro o fundador da Bodega Ecológica, agricultor familiar, apicultor, ambientalista, professor e tantas outras qualificações, Tadeu Barros, promoveu uma aula palestra sobre Sementes Crioulas e também ofertou aos presentes, uma pequena distribuição de vários tipos de sementes de seu próprio cultivo. Tadeu defende a necessidade dos agricultores e das agricultoras familiares preservarem suas sementes livres dos chamados “melhoramentos genéticos”. Ele explicou que essas invenções, embora com padrões científicos, tendem a favorecer a política e a prática da agricultura em alta escala.
Sobre as expectativas da quadra invernosa do ano de 2024, os profetas apresentaram versões e opiniões bastantes cautelosas, inclusive sendo calculadas num “placar” mais equilibrado do que o obtido no Encontro de Profetas das Chuvas de Quixadá, ou seja, uma parte acredita que teremos uma quadra invernosa na média ou acima dela e outra parte considerável acredita que nossa quadra será na média ou abaixo dela. Mas todos tem o consenso de que são apenas observadores de sinais e que estes em nada garantem que ocorrerá exatamente o que observam. O fato é que o período considerado como excepcional para a quadra invernosa já se aproxima e em breve saberemos a realidade. Para a alegria de todos os presentes ao III Encontro das Experiências das Chuvas do Maciço de Baturité é que a chuva chegou exatamente no encerramento do encontro. Se isso foi um sinal enviado pela natureza ou não, em breve a resposta será anunciada.

