OFICINA DE PLANEJAMENTO MARCA INÍCIO DO PROJETO CADEIA PRODUTIVA DO CAJU E FEIRAS AGROECOLÓGICAS.
Entre os dias 25 e 27 de março de 2025, a diretoria da Unipoupa participou, em Brasília-DF, da *Oficina Inicial de Planejamento e Gestão de Projetos*, promovida pelo Instituto Sociedade, População e Natureza (ISPN). A atividade teve como objetivo preparar as organizações para a execução dos projetos selecionados no 39º Edital do Fundo Ecos. Representaram a Unipoupa no evento o presidente, Sr. Eronilton Buriti, e a vice-presidente, Sra. Conceição Sousa.
O Fundo Ecos atua há três décadas apoiando iniciativas nos biomas Cerrado e Caatinga, tendo financiado mais de mil projetos com recursos provenientes de apoiadores nacionais e internacionais. Nesta 39ª edição, foram inscritos 117 projetos, dos quais 25 foram aprovados para receber apoio. Entre os selecionados está o projeto **“Cadeia Produtiva do Caju e Feiras Agroecológicas”**, apresentado pela Unipoupa.
Intitulado **“Cadeia Produtiva do Caju e Feiras Agroecológicas: gerando trabalho e renda para mulheres rurais no interior do Ceará”**, o projeto prevê a implantação de uma agroindústria comunitária para produção de cajuína artesanal na comunidade de Vila Rica, município de Quixadá. Além disso, serão capacitadas 50 mulheres para desenvolverem outras atividades de aproveitamento do pedúnculo e da castanha do caju, ampliando as possibilidades de geração de renda.
A comercialização dos produtos será realizada, entre outros canais, por meio das Feiras Agroecológicas organizadas pela Bodega Ecológica de Quixadá e pelo Sindicato dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares de Quixadá, com o apoio de parceiros estratégicos que fortalecem a economia solidária e a agroecologia no território.

