PROJETO CADEIA PRODUTIVA DO CAJU E FEIRAS AGROECOLÓGICAS: TRABALHO E RENDA PARA MULHERES RURAIS NO INTERIOR DO CEARÁ.
O projeto *Cadeia Produtiva do Caju e Feiras Agroecológicas* tem como objetivo fortalecer a geração de trabalho e renda para mulheres rurais no sertão central do Ceará, especialmente jovens agricultoras. A iniciativa promove o beneficiamento do caju e apoia a realização de feiras agroecológicas como estratégias para combater a desocupação no campo.
Com execução da Unipoupa, o projeto é financiado por meio de recursos do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), do Fundo Mundial para o Meio Ambiente (GEF) e do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). A proposta foi aprovada no Edital 39 do Fundo Ecos, coordenado pelo Instituto Sociedade, População e Natureza (ISPN), sediado em Brasília-DF.
Uma das principais ações será a instalação de uma agroindústria artesanal de cajuína na comunidade de Vila Rica, no município de Quixadá. A unidade irá empregar diretamente 20 mulheres nas atividades de beneficiamento e adquirir a produção de caju de cerca de 200 famílias da região. Além disso, outras 30 mulheres serão capacitadas para produzir derivados do caju, como doces, rapaduras e tortas.
O projeto também fomentará a realização de feiras agroecológicas como canais de comercialização dos produtos derivados do caju e de outras mercadorias oriundas das unidades produtivas lideradas por mulheres. Estão previstas 70 feiras semanais em Quixadá e 15 feiras mensais em Fortaleza, ampliando a visibilidade e o acesso ao mercado para os produtos da agricultura familiar.

