UM ANO DE CASA COMUM.
Na noite da quarta-feira dia 14 de agosto de 2024, a Casa Comum reuniu dezenas de pessoas em sua sede para celebrar seu primeiro ano de atividades. A programação teve início às 18h com uma mini feira agroecológica e se estendeu até meia noite com música, bate papos, fala das autoridades e muitos festejos.
A Casa Comum é uma iniciativa dos mandatos do vereador Gabriel Aguiar, da vereadora Adriana Gerônimo e do deputado estadual Renato Roseno. A estrutura física da Casa Comum é a estrutura que foi denominada como “Aparelho da Valdevino”. Essa denominação se deu no final da década de 60 e início da década de 70, por ocasião dos movimentos contrários ao regime da ditadura militar no Brasil. Nessa época, um grupo de lutadores sociais utilizaram a referida estrutura física como sede de encontros e refúgio, se tornando um local de memória e de registro histórico destes períodos.
A Bodega Ecológica de Quixadá tem sido parte integrante da iniciativa desenvolvida atualmente no espaço, tendo realizado edições mensais de feiras agroecológicas sempre no primeiro sábado de cada mês. A ideia de ocupar o espaço com esse modelo de atividades surgiu a partir da proximidade e das visitas que a equipe de coordenação da Casa Comum mantém com a Bodega Ecológica.

